Regiões do rosto que podem receber aplicação da toxina botulínica
Se você tem mais de 18 anos e preocupa-se com o aspecto da pele do rosto, já pensou em aplicar a toxina botulínica de maneira preventiva? Injetada em diversos pontos do rosto para promover o rejuvenescimento, a substância pode ser aplicada na face para diversos fins estéticos:
- Ao redor dos olhos: utilizada para tratar os famosos “pés de galinha”, que muitas vezes são as primeiras rugas a aparecer;
- Testa: aplicada na testa para suavizar as linhas horizontais, conhecidas como rugas de preocupação;
- Glabela: esta é a região que fica entre as sobrancelhas, onde se forma uma ruga vertical bem marcada;
- Sobrancelhas: nesse caso, a toxina botulínica é utilizada para suavizar rugas e linhas de expressão, mas sim para arquear e levantar as sobrancelhas.
O que é toxina botulínica e para que serve
É uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e manipulada a fim de paralisar os músculos que causam as linhas de expressão e o sorriso gengival, além do tratamento terapêutico de bexiga hiperativa, bruxismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.
A toxina realiza um bloqueio neuromuscular, impedindo os estímulos dos neurônios de chegar nas regiões que recebem a substância, que age paralisando os músculos da região em que foi aplicado e deixando o tecido relaxado.
Quando aplicar a toxina botulínica
Não existe restrição de idade para aplicar a toxina botulínica e o momento ideal para realizar esse procedimento é quando você tem a necessidade de intensificar os cuidados da pele, já que percebeu que as rugas superficiais começaram a surgir ao redor dos olhos e boca, na testa e entre as sobrancelhas.
Colo e pescoço também ficam expostos à ação do tempo e, conforme envelhecemos, as rugas vão se tornando definitivas, ao formar lesões profundas na derme, o tal envelhecimento cutâneo. Assim, a aplicação da toxina botulínica pode ser aplicada de maneira preventiva e reparadora, com a mínima dose efetiva, a fim de garantir naturalidade e resultados satisfatórios.
A aplicação da toxina botulínica dura, em média, 30 minutos. E os resultados começam a aparecer entre o segundo e o quinto dia após a aplicação e duram cerca de quatro meses em homens e seis meses em mulheres. A reaplicação pode ser acompanhada pela Dra. Roberta Goltara – Dermatologista em Cachoeiro de Itapemirim – ES, após seis ou doze meses da última aplicação.
Cuidados após a aplicação da toxina botulínica
Durante 4 horas após a aplicação, não é recomendável deitar, assim como nas próximas 48 horas não é recomendável viajar de avião, praticar atividades físicas ou massagear o rosto. Nos dez dias que se seguem após a aplicação, é recomendado evitar a exposição solar ao máximo e usar protetor solar continuamente.
Contraindicações
A aplicação da toxina botulínica é contraindicada em caso de alergia a qualquer substância da fórmula, grávidas, lactantes e/ou portadores de doenças neuromusculares, autoimunes e coagulopatas.
Cuidados diários com a pele
A saúde da pele é resultado do cuidado com a saúde como um todo, afinal tudo o que colocamos no organismo reflete na pele. Rotinas de limpeza e hidratação, uso de protetor solar para prevenir manchas, não fumar, alimentar-se corretamente com frutas, vegetais e castanhas e, praticar atividade física são cuidados diários básicos com a saúde do corpo por dentro e por fora.
Evite o consumo de açúcar, pois além de promover o ganho de peso e comprometer a elasticidade da pele, ele também é um fator que atrapalha a eficiência do colágeno no organismo.
Agendar aplicação de toxina botulínica em Cachoeiro de Itapemirim – ES
Você pode agendar uma consulta para aplicação de toxina botulínica em Cachoeiro de Itapemirim – ES com a Dermatologista Roberta Goltara. Em um espaço moderno e confortável, a clínica abrange diversas áreas da dermatologia, oferece tratamentos de rejuvenescimento facial. Entre em contato conosco.